CONHEÇA AQUI NOSSOS PROJETOS!!
O Projeto de Iniciação Desportiva e de Handebol é desenvolvido pela professora de Educação Física da escola na parte da manhã, e a tarde ocorre em parceria com a Escola Santa Catarina/ Handebol Social. Por ser um dos esportes mais praticados pelas escolas no Brasil, e sabendo-se também da importância pelo seu caráter pedagógico, e especialmente pelo gosto demonstrado pelos alunos por esta modalidade, foi implantado este projeto. Tem como objetivo principal possibilitar a prática desportiva, preservando as características individuais, necessidades e interesses de cada aluno, desenvolvendo suas habilidades e capacidades físicas, cognitivas, afetivas, psicológicas, trabalhando a cooperação, a convivência em grupo, a autoconfiança, o respeito às individualidades e potencialidades de cada um, além de oportunizar diversas experiências favoráveis para a sua formação integral.
Projeto de Laboratório de Informática Educativa
O Laboratório de Informática Educativa (LIE) está inserido no cotidiano da escola e proporciona um ambiente rico que oferece inúmeras possibilidades para que alunos e professores interajam, produzam e publiquem seus projetos. O projeto atende a todos os alunos, em horários semanais fixos e em horários de agendamento flexíveis.
O LIE da EMEF. Pres. Affonso Penna existe na escola desde 1989 quando foi inaugurado com 4 equipamentos que foram, nos anos seguintes, substituídos por computadores mais “modernos”. Em 2010 a escola recebeu um novo laboratório do projeto PROINFO-MEC substituindo os computadores.
Sala Multifuncional e Laboratório de Aprendizagem
A EMEF Presidente Affonso Penna no ano de 2009 oportunizou à sua comunidade a Sala de Recursos com o objetivo de incluir, apoiar, orientar e trabalhar as potencialidades de alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem.
Atualmente este espaço é dividido em dois momentos: A EMEF Presidente Affonso Penna no ano de 2009 oportunizou à sua comunidade a Sala de Recursos com o objetivo de incluir, apoiar, orientar e trabalhar as potencialidades de alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem.
Laboratório de Aprendizagem:
Destinado às crianças com dificuldades de aprendizagem, mas sem deficiência específica, obtendo nos encontros, a oportunidade de equalizar saberes e ter acesso ao conhecimento, resgatando o aluno, instigando-o nas suas potencialidades.
Sala Multificional
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Projeto de Xadrez
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Espaço onde se realiza o AEE de alunos com necessidades educacionais especiais. O atendimento constitui-se de materiais didáticos, equipamentos e recursos pedagógicos, adequados às necessidades dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, vinculadas a algum tipo de deficiência.
O AEE deve estar presente em todas as etapas e modalidades da educação básica e se destina apoiar o desenvolvimento dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Projeto de Origami
O Origami é a arte japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. A arte pode ser utilizada como recurso terapêutico e como forma de relaxamento para lidar com o estresse.
O “Projeto de Origami” acontece na escola, duas vezes por semana, com o objetivo de exercitar a motricidade, desenvolver a visualização, a concentração, a paciência e estimular o raciocínio e a criatividade dos alunos.
Projeto de Dança
Projeto de Dança
O
Projeto de Dança tem como objetivo despertar o gosto pela dança, proporcionando
além do desenvolvimento das capacidades físicas a ampliação do gesto motor. A
possibilidade da experimentação de movimentos, de deslocamentos, de orientação
no espaço, de organização de movimentos, inventar sequências de movimentos para
a criação de coreografias, exploração de diferentes ritmos, estimula a
criatividade, beneficiando a corporeidade e a formação integral do aluno.
Projeto de Xadrez
O Xadrez entrou
na escola como jogo didático nas aulas do Laboratório de Matemática em 1999. A adoção do Xadrez como ferramenta
didático-pedagógica está atribuída à conscientização dos benefícios propiciados
pelo estudo e pela prática sistemática do jogo, no desenvolvimento de muitas
habilidades mentais. Percebe-se visivelmente a
evolução na aprendizagem dos alunos. O Xadrez na escola é uma prática constante
e consolidada. O objetivo geral do esporte é desenvolver no estudante
sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e
imaginação.
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